sexta-feira, 5 de junho de 2009

Objetivos adequados para o fortalecimento no foco da mudança

Objetivos adequados otimizam o processo de mudanças!!
As mudanças estão sempre presentes no cenário organizacional. Para adaptar-se ao surgimento de novas culturas é preciso desenvolver uma capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a essas transformações. Quanto maior a capacidade de adaptação, maior a chance de permanecer no mercado e atender às expectativas da organização bem como a sobrevivência da empresa no mercado globalizado. Os objetivos devem ser bem definidos, alinhados e de fácil entendimento para facilitar a implementação da mudança, permitindo uma alteração significativa, articulada e planejada. Dessa forma, as pessoas se sentem parte do processo, pensam, falam e percebem a mudança, podendo ainda contribuir para sua melhora. Os objetivos bem traçados melhoram o desenvolvimento individual e consequentemente o desempenho organizacional, mantendo, assim, a congruência nas ações e entre os componentes da organização, fazendo um link entre o trabalho, a estrutura, a cultura, as pessoas e a satisfação de todos. A mudança é, na verdade, essencial para o crescimento e desenvolvimento da empresa no mercado de trabalho competitivo. Esse conjunto de ações e estratégias define os melhores objetivos para envolver as pessoas em um esforço integrado para alcançar o sucesso da organização.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Transparência ajustada aos objetivos da mudança

Em meio aos avanços do mundo globalizado, a sociedade esta sofrendo mudanças em todos os ambitos e principalmente no organizacional. Cada vez mais as empresas estão se expandindo, permitindo desenvolver-se , possibiltando estar em outros lugares, em outros países, o volume e os meios de comunicação e o contato com novas e diferentes culturas aumentou. Dessa forma as organizações cada vez mais tem que estar passando por processos de mudanças dentro de sua empresa. Seja lá qual for a proporção, em todas sempre haverá resistência, quase sempre e todo tem medo do novo, por isso tem que haver ações estrategicas para que facilite essa quebra, para tanto, a organização entre as diversas ações estrátegicas, deve ser transparente. Com seus públicos internos e externos. Com seus funcionários para que se sintam motivados e parte da empresa, e com seus clientes para que não haj inversão da imagem da organização. Uma vez que os funcionários sabem do que esta acontecendo ele acredita que a empresa preza por eles.A empresa passa segurança e credibildade à eles assim fazendo com que sintam-se motivados, prontos para um novo desafio. E a organização com seus publicos externos, quando age de forma estratégica de forma transparente, ganha confiança e credibilidade assim fortalecendo sua imagem. Vale ressaltar que ser transparente é uma ação estratégica de comunicação, para que as informações sejam passadas de forma correta e da melhor forma para que não haja diferentes interpretações que fiquem tangivéis a visào negativa da mudança.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Combate às resistências e aos obstáculos

Como tudo que é novo, a mudança organizacional, é muitas vezes vista como uma ameaça ao emprego, uma quebra de rotina que cria uma zona de desconforto no ambiente profissional. Dentro desse cenário são previstos alguns tipo de comportamento como aquelas pessoas que ignoram e recusam-se a conhecer a mudança. Aquelas que acreditam que a mudança é inevitável e nada pode ser feito para brecá-las. Enquanto outras que se esforçam para atrasar os acontecimentos e também os pragmáticos que querem controlar os efeitos da mudança. Por isso, abaixo são citadas algumas atitudes que a empresa pode tomar para que seja menor a intensidade a essa resistência, já que ela é considerada inevitável, além de formas de salientar a importância do fator humano nas organizações. Estrategicamente falando, dentro do planejamento da mudança a ser feita, deve haver lógica a fim de criar uma referencia para os colaboradores, deve ser explícita, desintegrando ambigüidades de comunicação, dever ter flexibilidade apoiando e motivando as pessoas a enfrentar problemas inesperados e aproveitar oportunidades imprevistas anteriormente, deve partir de princípios seguros, que inspirem estabilidade e principalmente agregar valor ao trabalho voltando-se a competição “saudável”. Para que haja redução a resistência a mudança, é parte da responsabilidade da comunicação retomar o clima de confiança, excluindo a idéia de ameaça. Trazer os colaboradores para dentro da mudança, incentivando a participação desde o inicio influenciando nos resultados, e sempre, dar tempo ao tempo – mostrando que as mudanças serão estabelecidas progressivamente; e por último: fazer negociações – analisando o que está em jogo para os diferentes fatores e negociar modificações e compensações.

Processo de Mudança Organizacional

Boa Tarde! Esta é uma ilustração muito bacana que ajuda a entender como deve funcionar o ciclo de uma mudança organizacional. 1) Definição do Escopo de Mudança: Definir todas s áreas e situações envolvidas na mudança. Por onde essa mudança vai caminnhar e principalmente as pessoas que ela vai afetar. 2)Medir e mapear a situação atual: Para planejar uma situação futura, é importante medir e se informar de toda a situação atual 3)Análise da Situação atual e desenvolvimento da sit. futura: Com base na situação atual é que se deve planejar a situação futura, para que as mudanças tenham um foco e sigam uma linha de raciocíneo. 4)Imlementação da situação futura: Ações que tornem possível a mudança pretendida de acordo com o escopo traçado. 5)Controle do processo: Toda implementação de situações novas podem trazer situações inesperadas, por isso a importância de manter o controle de todos os processos de mudança, durante toda implementação e após também. É claro que os processos de mudança organizacional envolvem muito mais do que este ciclo, mas essa seria a base para a realizaçãode mudança.

Planejamento da mudança organizacional

Para que a mudança organizacional seja efetiva e melhore os resultados das organizações é necessário planejamento. O planejamento estrutura as idéias, bem como prepara a organização para as mudanças que estão por vir

Para desenvolver um planejamento eficaz que se adéque a cada organização é necessário diagnosticar os valores e a cultura organizacional, identificando a cultura organizacional, a partir de elementos de valores e costumes organizacionais, para assim conhecer a estrutura da empresa, os processos de trabalho e as pessoas neles envolvidos. Com estas informações fica fácil estruturar um planejamento de mudança adequado e focado nos objetivos organizacionais.

Um planejamento de mudança organizacional tem que contar com a sensibilidade da equipe para que o processo e seus benefícios às pessoas e processos de trabalho sejam coerentes com a organização e bem aceitos pelo público. Mas principalmente um bom planejamento de mudança organizacional aliado a uma boa equipe minimiza os riscos nos processos de mudança.

Gabriela Guglielmo

terça-feira, 2 de junho de 2009

Êxito nas mudanças organizacionais

Para que as mudanças organizacionais atinjam seus objetivos, para que as mudanças ocorram de fato, seja na velocidade, seja nos resultados obtidos, colocando em risco a sobrevivência da organização, é necessário verificar se os pontos chaves para o sucesso da organização estão presentes neste processo. Em nossos próximos posts iremos aprofundar, dentre sete pontos chaves que propiciando os esforços empregados nesse processo, agreguem grande valor e êxito a organização. Podemos elencar os itens de sucesso, conforme seguem abaixo: · Planejamento da mudança organizacional · Objetivos adequados para o fortalecimento no foco na mudança · Sinergia e gerenciamento da ausência de disputas internas pelo poder · Comportamentos exemplares para que sirvam de modelos a mudança · Conhecimento coletivo sobre a mudança e seus objetivos · Combate às resistências e aos obstáculos · Transparência ajustada aos objetivos da mudança. Estes são, alguns dos caminho para que se atinja um novo modelo de gestão, elevando a organização aos melhores níveis de competitividade em seu mercado. Confira nossos próximos posts!