terça-feira, 22 de setembro de 2009

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E O LOCAL DE TRABALHO

Cada ser humano reage de diversas maneiras a qualquer mudança, não é diferente quanto a organizacional, e principalmente em seu lugar de trabalho. As novas estruturas de mudança organizacional, estão influenciando no ambiente de trabalho, pois em muitas mudanças é necessário a quebra de valores, que resulta na mudança de comportamento e consequentemente o relacionamento profissional. Segundo Wren (1979) enquanto persistirem os valores dominantes, não existe uma mudança de paradigma. Compete às pessoas entenderem quais os valores a serem preservados, estimulados ou mudados, já para Fergunson (1976) o aspecto de sobrevivência humana no que se refere ao campo biosférico. Em outras palavras, a auto destruição, isto é, a não preservação do habitat, resulta que não haverá amanhã. Enquanto o homem não se conhecer dentro de suas limitações sociais, políticas e biológicas será muito difícil que não se esteja auto destruindo (no sentido de inutilizar-se. Quanto melhor forem conhecidas suas limitações, será sua relação com as mudanças de valores. Portanto, a essência está centrada na questão de como o ser humano interage em seu meio, o compromisso, sua responsabilidade coletiva, como ocorre sua alienação e, principalmente, a dignidade do trabalho. Atualmente, nas organizações são as pessoas que fazem a diferença. O potencial das empresas estão centrado das pessoas, valorizam a soma das competências e habilidades de cada um. Vivemos em constante mudanças organizacionais, muitas são decorrentes pela alteração nas estruturas, antes muito hierarquizadas. E com o uso das tecnologias da informação e comunicação acontece essa ruptura no processo de comunicação e as estruturas passam a serem vistas pela perspectiva horizontal. Este fluxo da comunicação, caracteterizada pelo uso intensificado das novas tecnologias da informação e comunicação, altera a estrutura organizacional, modifica a realização dos processos e até mesmo afeta a relação das pessoas por meio da comunicação por meio de redes de computadores. Contudo, todo avanço da comunicação trouxe benefícios ao ambiente de trabalho, trouxe maior facilidade em se comunicar e agilidade no trabalho. O relacionamento profissional que antes era feito pessoalmente, hoje pode ser feito por outro meios, possibilitanto um relacionamento mais duradouro. Assim deixando o ambiente de trabalho com outras caracteristicas, tornando-o mais dinâmico. Gabriela Nishioka

3 comentários:

  1. Gostei da referência sobre como o ambiente interfere no comportamento das pessoas e das 'reações' que vcs incorporaram!

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo do blog é bom. Mas tem de dar uma melhorada no layout, plano de fundo, efeitos de fontes etc etc. Dá até pra colocar anúncios do Google Adsense, se quiser. Com a formatação atual (ou com a falta de formatação) é muito maçante ler qualquer texto deste blog.

    ResponderExcluir