quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mudanças Organizacionais e a Responsabilidade Social

Continuação...
Muitas pessoas estão insatisfeitas com a maneira como as empresas lidam com as expectativas da sociedade. A profissão que mais se encaixa para lidar com estes desafios políticos e sociais é a Relações Públicas. O método mais fácil para implementar esta mudança de cultura é a transparência em torno dos riscos de produtos e processos, implementação de políticas sobre ética, direitoshumanos e meio ambiente e o desenvolvimento de atores sociais como as organizações não-governamentais e outros stakeholders. Isso resolve conflitos constantes dentro das organizações, o que os administradores acham que deveriam fazer e o que de fato fazem. Se por um lado isso passa a ser um desafio para esse comunicador, também traz consequências positivas para a empresa crescer e se diferenciar. É importante para administrar estas mudanças que o Relações Públicas esteja por dentro das atividades realizadas dia-a-dia, bem como estar ciente dos problemas e descontentamento dos colaboradores e do público em geral. Todas as ações devem estar “linkadas”, desde a fase de planejamento até a fase de divulgação. Ajudar a inserir estratégias do negócio, a visão e a prática, identificar oportunidades e indicadores de sustentabilidade como instrumentos de geração de valor, buscar sinergia entre contabilidade socioambiental e a criação de valores. O desafio é mostrar a sociedade que a empresa merece crédito de opinião pública, apoio dos clientes e licença da sociedade para operar, inovar e crescer, e assim tornar a empresa um modelo para as demais.
Quando os funcionários estão por dentro destas mudanças, nova cultura, novos valores, eles se sentem mais satisfeitos em trabalhar nesta empresa, se sentem parte dela, e muito mais valorizados e importantes para a empresa, isso reflete nas atitudes do colaborador e consequentemente na otimização dos resultados do seu trabalho. Definir estratégias de contínuo engajamento e atuação transparente e responsável possibilita a criação de valores baseado na experiência. Além disso, é preciso que o profissional esteja engajado com as políticas da empresa e principalmente que ele atue dentro do padrão ético de sua profissão. A valorização institucional e a mudança organizacional estão vinculadas a um procedimento que permeia toda estrutura. Diferentes funções na instituição estabelecem as próprias relações e círculos de influência em relação a cada tema específico, neste cenário o RP deve cuidar para o bom relacionamento entre os diversos setores da organização, elaborar uma comunicação clara e eficiente para lidar co os diversos públicos. Hoje as empresas precisam se preocupar com outra coisas além de focar apenas no lucro . As dinâmicas sociais são mutáveis e a influência de grupos externos é crescente e este apoio interno e externo faz a diferença na imagem que a empresa terá. Não há sustentabilidade sem inivação e não há limitações para a substituição de base produtiva atual é com esse conhecimento que devemos exercitar nossa capacidade de persuasão e de adaptação, para assim conseguirmos nos manter no mercado de trabalho e ainda fazer a nossa parte como cidadão responsáveis.

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